Tempo

Houve dias, há uns meses atrás, em que pensei que ia derreter, em que desesperava com o véu à volta do pescoco e da cabeca que me fazia escorrer o suor para cima do teclado do computador. O Verao Afegao é bem mais quente que o Verao Sudanes, por incrível que pareca.

Mazar tem uma pequena cadeia de montanhas a Sul, mas sentido Norte está tudo aberto. Para Norte está o Uzbequistao e a Sibéria. Nao sei porque é que esta situacao geográfica nos traz tanto calor, mas percebo que nos traga um frio que uma pessoa até estala em meros fins de Outubro.

Num clima tao extremo, seria de esperar que as construcoes locais fossem "inteligentes". Mas tal como já tinha concluído no Sudao, depois de tentar em vao adormecer num "tukul" (cabana redonda com muros de lama seca muito baixinhos e um telado de palha bicudo muito alto), tal expectativa é sempre frustrada. A marca de estilo das boas casas Afegas, como a nossa, sao umas enormes janelas com ladrilhos de madeira. No Verao entra por ali Sol e calor que nunca mais acaba. No Inverno as paredes gelam... e nós com elas:

(a nossa casinha)

Há duas semanas já tive que por na cama o super edredon extra calorífico que trouxemos da Ikea. Temos um aquecedor electrico que arrasto comigo para todo lado. E estamos em processo de instalar a real fonte de calor: fornos a diesel. Só de pensar em dormir com diesel a queimar ao meu lado dá-me agonias. Mas toda a gente jura que jura que é seguro. Fornos a diesel podem ser os dali da tenda ao lado da do miúdo dos pneus, feitos de chapa batida, ou... Luxo dos luxos, podem ser fornos fabricados por uma das últimas marcas da Alemanha de Leste ainda existentes. A chaminé para o escape do fumo, é que nao há nada a fazer, tem de ser feita localmente. Tenho um senhor a fazer idas e voltas a minha casa todos os dias para tentar acertar com a medida da chaminé. Sempre que vem nao traz fita métrica, de maneira que avalia as medidas com palmos de maos. Já me trouxe tres chaminés de tamanho errado. E um filme.

No escritório, nao há aquecimento. Hoje trouxe uma mantinha de casa para me aquecer o pernil.
Tenho frio.

1 comentário:

Anónimo disse...

Foi bom ouvir-te a voz!!!
Olha a tua linda casinha!
Bjs, Mab