Sobrevoar o Afeganistao é bastante impressionante. Veem-se cadeias montanhosas bem desenhadas, com vales, um rio meio seco aqui e ali e nada, nenhum sinal de vida. Lembro-me que ao sobrevoar o Sudao via deserto a perder de vista, mas havia trilhos de animais ou pessoas, ate a sombra de uma ou outra arvore que por la sobrevivesse. Aqui nao há nada, é uma paisagem lunar, meia acastanhada (branca no Inverno).
Kabul fica num vale rodeado de montanhas. O centro é no meio do vale e o casario vai-se expandindo encostas acima, tudo cor de terra. E dificil respirar aqui. Indo-se encosta acima, esvai-se o oxigenio a cada metro, dado que o vale esta jà a 1800 m de altitude. Ficando-se no vale, esvai-se o oxigenio, diluído no fumo de escape dos carros.
O transito e caotico. Alguns carros tem volantes do lado esquerdo, outros do lado direito e nao sei dizer de que lado e que se guia oficialmente. Basicamente, é tudo ao molho, mao na buzina e fé em Alá.
Nao se veem muitas mulheres na rua, mas das poucas que se veem nem todas usam burqa. Os homens vestem-se da maneira tradicional: calcas, tunica comprida e colete por cima da tunica. Na cabeca ou um chapeu à la Karzai ou um chapeu à la Massoud ou um lenco enrolado em turbante à la Bin Laden.



2 comentários:
Beijinhos,
Se pudesse, mandava garrafas de ar de Lisboa para a tal morada ...
Mab
Hello Filipa!! Ja arranjaram casa? Fica no meio da cidade? Kisses e abraços
Enviar um comentário