Kabul

Chegamos a Kabul na 5a feira a tarde, no voo da UNHAS (United Nations Humanitarian Air Services) vindo de Dubai. Eu estava com medo de voar com as linhas aereas Afegas porque dizem que os avioes nao tem inspeccao decente, mas ao entrar no aviao da UNHAS - que tinha um logotipo de outra empresa qualquer - até tremi: cobertura dos assentos meia rasgada, um constante ranger ao sentar-se, tudo desengocado e um cheiro forte a peixe, nao sei porque. O resto do pessoal estava relaxado, por isso olha cá vai disto, esta é a "normalidade" daqui.

Sobrevoar o Afeganistao é bastante impressionante. Veem-se cadeias montanhosas bem desenhadas, com vales, um rio meio seco aqui e ali e nada, nenhum sinal de vida. Lembro-me que ao sobrevoar o Sudao via deserto a perder de vista, mas havia trilhos de animais ou pessoas, ate a sombra de uma ou outra arvore que por la sobrevivesse. Aqui nao há nada, é uma paisagem lunar, meia acastanhada (branca no Inverno).

Kabul fica num vale rodeado de montanhas. O centro é no meio do vale e o casario vai-se expandindo encostas acima, tudo cor de terra. E dificil respirar aqui. Indo-se encosta acima, esvai-se o oxigenio a cada metro, dado que o vale esta jà a 1800 m de altitude. Ficando-se no vale, esvai-se o oxigenio, diluído no fumo de escape dos carros.

O transito e caotico. Alguns carros tem volantes do lado esquerdo, outros do lado direito e nao sei dizer de que lado e que se guia oficialmente. Basicamente, é tudo ao molho, mao na buzina e fé em Alá.

Nao se veem muitas mulheres na rua, mas das poucas que se veem nem todas usam burqa. Os homens vestem-se da maneira tradicional: calcas, tunica comprida e colete por cima da tunica. Na cabeca ou um chapeu à la Karzai ou um chapeu à la Massoud ou um lenco enrolado em turbante à la Bin Laden.

2 comentários:

Anónimo disse...

Beijinhos,
Se pudesse, mandava garrafas de ar de Lisboa para a tal morada ...
Mab

Anónimo disse...

Hello Filipa!! Ja arranjaram casa? Fica no meio da cidade? Kisses e abraços