Shabat Shalom

O meu hospital e o hospital da Universidade de Nova Iorque. Nao sei porque, uma enorme proporcao de doentes/clientes aqui sao Judeus ortodoxos. E estranho, tendo em conta que ha aqui hopsitais chamados "Mount Sinai" e "Beth Israel", mas ok. Elas usam peruca, meias opacas, saia por baixo do joelho e camisa de mangas compridas, em tons de preto e preto. Eles usam fatos tambem pretos, casacos compridos, barba, e chapeu. Para mim sao como imagens de um tempo passado, mas a verdade e que em Nova Iorque ve-se tantos Judeus ortodoxos como gajos com bone dos Yankees.

Hoje e Sabado, dia de descanso completo para os Judeus - qualquer esforco fisico e proibido. Sempre me perguntei se a Torah faz uma excepcao para mulheres em trabalho de parto ou se a regra e interpretada dentro de parametros racionais. Foi entao que reparei num folheto informativo colado na porta de um dos elevadores: em observacao do Shabat, o elevador numero 1 vai automaticamente ate ao ultimo andar e dai desce parando em todos os andares. Para nao haver necessidade, claro esta, de fazer o esforco de tocar no botao.

Face a situacao do botao de elevador, suspeito que a Torah codifique regras especificas para o quebra-cabecas que e uma mulher Judia entrar em trabalho de parto num Sabado. Nao fosse o marido dizer "nao, nao! nao facas forca que hoje e Sabado". E uma cultura estranhissima.

2 comentários:

Anónimo disse...

Então, sempre com a tua ligação ao mundo?
Esperemos pacientemente até 2ª feira, que não é dia de descanso a ver se aparecem aqui duas carinhas lindas!
Bjs, Mab

Anónimo disse...

PARABÉNS PARABÉNS!
UM PARA CADA UMA
E as fotos das meninas?
Beijinhos e muitas felicidades, Mab