Para quem escreveu uma tese sobre empresas militares privadas, PNG significa Papuásia Nova Guiné, onde os primeiros mercenários modernos deram um ar de sua graça.
Aqui, significa "Persona Non Grata". Ser-se declarado persona non grata é a maneira mais estilosa e ao mesmo tempo mais triste de se sair daqui - ser-se expulso porque se falou demais, porque se ofendeu o oficialzito do governo.
De maneira que se formou uma gíria nesta básica e linear língua que é o Inglês:
"they are going to PNG me", "he was PNGed", "they have been PNGing lots of people".
E claro que tudo isto é no fundo extremamente deprimente, porque já há quem tenha chegado ao cúmulo de aceitar sem pestanejar que um chefe de região exerça o poder presidencial de expulsar um expatriado com estatuto diplomático sem dar razões mesmo que esfarrapadas, nem ne se dar ao trabalho de pôr a expulsão por escrito. Só uma telefonadela a dizer tens 24h para sair daqui e se não vais por teu pé vais à força. Assim, simplesmente. E a resposta da inenarrável ONU em Cartum é "então a que horas é que queres que mande o carro buscar-te ao aeroporto amanhã?". E o assunto morre ali. Chamam eles a isto "quiet diplomacy".
Sem comentários:
Enviar um comentário